domingo, 27 de março de 2011

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)


Alice no País das Maravilhas tinha tudo para ser o mais um filme brilhante assinado por Tim Burton. O diretor adora universos fantasiosos e incômodos, personages desajustas e uma trama bem desenvolvida. A história de Alice tem todos esses elementos e cada um deles foi desperdiçado num roteiro preguiçoso e bagunçado. A decepção ao final do filme foi muito parecida com a que senti ao assistir a versão Burton de A Fantástica Fábrica de Chocolate. É como se a essência da história tivesse sido ignorada ou trocada por efeitos especiais e cenários super coloridos.

O roteiro, baseado não só em Alice no País das Maravilhas, mas também na continuação Alice Através do Espelho, traz a personagem-título mais velha e prestes a se tornar noiva de um lorde patético. Alice segue mais uma vez o Coelho Branco de volta ao mundo dominado pela Rainha Vermelha, onde descobre que deverá derrotar o temido Jabberwocky a fim de devolver a coroa à boa Rainha Branca. Para isso, ela contará com a ajuda do Chapeleiro Maluco, do Gato de Cheshire e de várias outras criaturas fantasiosas vistas no livre de Carroll.

Lembro de ter lido Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelhos em pouquíssimo tempo tão empolgado eu fiquei com a história. Durante o filme, não lembro de ter me empolgado em nenhum momento. Todas as tentativas de fazer humor foram falhas e Johnny Depp, que sempre se destacou em seus personagens, parece uma mistura mal feita de Willy Wonka e Jack Sparrow.

Todos os prêmios conquistados, incluido oscar de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, foram merecidos. De fato, o filme é visualmente deslumbrante principalmente usando a tecnologia 3D. Além dos ótimos efeitos visuais, Helena Bohan Carter rouba a cena como o único personagem interessante. Anne Hathaway está tão insossa quanto a protagonista Mia Wasikowska. Impossível não ficar com sono nas cenas em que atuam juntas, apesar da beleza que toma conta da tela.

Tim Burton já foi meu diretor preferido. Filmes como Os Fantasmas se Divertem, Batman, Edward: Mãos de Tesoura, Ed Wood entre outros, sempre me facinaram por seu clima gótico e independente, com personagens muito interessantes que nos fisgam desde o primeiro minuto de filme. Acho que o "casamento" Burton-Depp virou mais uma modinha de Hollywood pra vender filmes.

Nota 6.

Sinopse: Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).




Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=R7ygoQRaWYY

2 comentários:

Alini Farias disse...

grande decepção! em vários aspectos na verdade, há tempos Tim Burton deixou de ser original com seu clima sombrio e esquisito no qual eu me identificava... e, me desculpem os fãs, quem gostou desse filme nunca foi fã nem de Lewis Carrol, nem de Tim Burton, pq despreza a arte de qlqr um dos dois

Alini Farias disse...

obs: o chapeleiro maluco de maluco não tem nada, é depressivo e recalcado
Rainha branca é autista
Alice é uma chata que além de não ter crescido mentalmente, é mimada e arrogante e não curiosa e orgulhosa como a menina encantadora que conhecemos
Tim Burton largou o doce e ta bebendo, só pode